Blog Mônaco Administradora de Condomínios |
——————————–
A justiça tem recebido diversas novas demandas em relação aos direitos condominiais que não possuem legislação específica e que contrapõe as leis de propriedade privada às normas internas dos condomínios. A jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tem se firmado no sentido de que as normas condominiais não podem ultrapassar os critérios de razoabilidade e legitimidade do direito de propriedade. Com isso em vista, o STJ decidiu alguns impasses recentemente sobre: locação temporária, animal de estimação, condômino inadimplente e mudança da fachada.
Locação temporária por plataformas
Sobre a proibição de oferta de imóveis para aluguel por temporada por meio de plataformas como o Airbnb , o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, decidiu que isso não é legal. No seu entendimento, não é possível a limitação das atividades locatícias pelo condomínio residencial, porque as locações via Airbnb e plataformas similares não estariam inseridas no conceito de hospedagem, mas, sim, de locação residencial por curta temporada. Além disso, não poderiam ser enquadradas como atividade comercial passível de proibição pelo condomínio.
O ministro considerou que haveria violação ao direito de propriedade caso fosse permitido que os condomínios proibissem a locação temporária. Segundo ele, o condomínio pode adotar medidas adequadas para manter regularmente o seu funcionamento – como o cadastramento de pessoas na portaria -, mas não pode impedir a atividade de locação pelos proprietários. O ministro Raul Araújo pediu vista para a decisão.
Guarda de animais em apartamentos
Já sobre a proibição da criação e guarda de animais de qualquer espécie em apartamentos, o relator, ministro Villas Bôas Cueva, apontou a previsão do artigo 19 da Lei 4.591/1964 – de que o condômino tem o direito de “usar e fruir, com exclusividade, de sua unidade autônoma, segundo suas conveniências e interesses, condicionados às normas de boa vizinhança, e poderá usar as partes e coisas comuns de maneira a não causar dano ou incômodo aos demais moradores, nem obstáculo ou embaraço ao bom uso das mesmas partes por todos”.
“O impedimento de criar animais em partes exclusivas se justifica na preservação da segurança, da higiene, da saúde e do sossego. Por isso, a restrição genérica contida em convenção condominial, sem fundamento legítimo, deve ser afastada para assegurar o direito do condômino, desde que sejam protegidos os interesses anteriormente explicitados”, concluiu.
Direitos dos condôminos inadimplentes
Recentemente, a Quarta Turma do STJ também se posicionou no sentido de que as regras condominiais não podem ultrapassar os limites da lei em relação a restrições de uso de área comum por inadimplentes. O colegiado definiu que o condomínio não pode impor sanções que não estejam previstas em lei – como a proibição de usar piscinas e outras áreas comuns – para forçar o pagamento da dívida de morador que esteja com as mensalidades em atraso.
Por unanimidade, os ministros consideraram inválida a regra do regulamento interno de um condomínio que impedia o uso das áreas comuns por uma moradora em razão do não pagamento das taxas condominiais. A dívida acumulada era de R$ 290 mil em 2012, quando a condômina ajuizou ação para poder utilizar as áreas comuns.
“Percebe-se que a natureza jurídica do condomínio edilício tem como característica a mescla da propriedade individual com a copropriedade sobre as partes comuns, perfazendo uma unidade orgânica e indissolúvel”, ressaltou o relator do recurso, ministro Luis Felipe Salomão. Ele destacou que o Código Civil afirmou, de forma expressa, que é direito do condômino “usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores” .
Segundo o ministro, o condomínio não pode impor sanções que não estejam previstas em lei para constranger o devedor ao pagamento do débito. Para Salomão, não há dúvida de que a inadimplência gera prejuízos ao condomínio, mas o próprio Código Civil estabeleceu meios legais “específicos e rígidos” para a cobrança de dívidas, “sem qualquer forma de constrangimento à dignidade do condômino e demais moradores”.
Mudança na fachada
O STJ decidiu que o condomínio pode estabelecer regras e possibilitar ou não mudanças na fachada e em áreas comuns do edifício. O ministro relator do recurso no STJ, Villas Bôas Cueva, explicou que o legislador trouxe critérios objetivos bastante claros a respeito de alterações na fachada de condomínios edilícios, os quais devem ser observados por todos os condôminos indistintamente, ressalvando a possibilidade de sua modificação, desde que autorizada pela unanimidade dos condôminos.
Em seu voto, o relator ressaltou que admitir que apenas as modificações visíveis do térreo possam caracterizar alteração da fachada, passível de desfazimento, poderia levar ao entendimento de que, em arranha-céus, os moradores dos andares superiores, quase invisíveis da rua, não estariam sujeitos ao regramento em análise.
“Assim, isoladamente, a alteração em tela pode não ter afetado diretamente o preço dos demais imóveis do edifício, mas deve-se ponderar que, se cada proprietário de unidade superior promovesse sua personalização, empregando cores de esquadrias que entendesse mais adequadas ao seu gosto pessoal, a quebra da unidade arquitetônica seria drástica, com a inevitável desvalorização do condomínio”, disse.
Fonte: https://extra.globo.com/noticias/economia/castelar/stj-decide-que-pode-nao-pode-nas-regras-de-condominios-24046846.html
Data: 28/10/2019
——————————–
Vazamento de água em condomínios é um assunto que costuma gerar bastante dor de cabeça para a empresa administradora do condomínio e condôminos. Assim que um vazamento for percebido, a administração do condomínio deve ser avisada de imediato, para que a o problema não aumente. Nesses casos, a principal dificuldade é localizar o vazamento e delegar a responsabilidade dos reparos.
A rede de água de um condomínio está dividida em horizontal – conexão em forma de T que liga a tubulação do condomínio à tubulação dos apartamentos – e vertical. Em casos de dano nos canos verticais, de uso coletivo, a administradora do condomínio tem o dever de procurar empresas qualificadas, resolver o problema e devolver os apartamentos danificados nas condições anteriores. Mas, quando o defeito está num cano horizontal, a responsabilidade é do condômino.
O papel de uma boa administradora de condomínio é zelar pelo bem comum entre os condôminos. Por isso, mesmo sem culpa, a empresa que administra o condomínio pode (e deve) auxiliar, sendo uma mediadora de possíveis conflitos entre unidades. Quando o maior responsável pelo vazamento é o morador do andar de cima, o reclamante pode solicitar a ajuda da administração do condomínio, que deve passar o contato ou contatar diretamente o proprietário do apartamento que originou o vazamento, para que ambos os moradores possam resolver o problema de forma amigável.
A Mônaco Administração de Condomínios é uma empresa referência no mercado condominial há mais de 15 anos. Gestão de recursos humanos, administração financeira e apoio a manutenção são alguns de nossos serviços. Fale com a gente: (41)3018-3878 ou [email protected].
Por: Fernanda Glinka
Data: 22/06/2017
——————————–
Um problema que está presente na maioria dos condomínios é a inadimplência. Essa falta de pagamento por parte de alguns moradores pode acabar prejudicando a comunidade condominial como um todo. Mas algumas medidas podem (e devem!) ser tomadas por uma boa administração de condomínio a fim de diminuir a taxa de inadimplentes.
Para começar, é sempre interessante que a administração de condomínio notifique com antecedência o vencimento das mensalidades por meio de correspondências. Também é fundamental que a empresa administradora de condomínio exponha a situação financeira do condomínio em assembleias. Desse modo, os moradores ficam por dentro da saúde financeira do condomínio, sabendo em que seu dinheiro está sendo investido.
Facilitar o pagamento é outra boa atitude vinda da empresa que administra o condomínio. O DDA (Débito Direto Autorizado), espécie de pagamento automático e de cobrança eletrônica das obrigações, e o serviço de segunda via de boletos pelo site da administradora do condomínio são algumas das medidas utilizadas.
Essas e outras ações promovidas para melhorar a inadimplência e demais questões de administração financeira, são alguns dos serviços oferecidos pela Mônaco Administração de Condomínios, empresa referência no mercado condominial há mais de 15 anos. Entre as vantagens, estão o registro, o controle e a cobrança administrativa de inadimplentes do condomínio. Fale com a gente: (41)3018-3878 ou [email protected].
Por: Flávia Brito – Jornalista
Data: 05/04/2017
——————————–
Uma boa administração de condomínio pode evitar doenças fazendo os condôminos obedecerem a procedimentos simples.
A Mônaco Administração de Condomínios é referência no mercado condominial de Curitiba. Separamos dicas práticas e fáceis a fim de zelar pela saúde dos condôminos:
Substituir madeira orgânica por madeira plástica
Ela não atrai roedores, insetos, pássaros e não prolifera fungos. Além disso, não solta farpas, que podem acabar machucando os moradores do condomínio, principalmente as crianças.
Ventilação como peça fundamental
Os espaços fechados devem ser planejados com uma correta circulação de ar. A administração de condomínio deve cuidar para que mofo, ácaros e fungos não se proliferem e desencadeiem doenças respiratórias nos condôminos. A ventilação adequada também ajuda a preservar as edificações, reduzindo o risco de deteriorações e acidentes.
Faça dedetização regularmente
É a forma mais segura de garantir que animais e bactérias não tenham vez dentro do condomínio, prevenindo possíveis doenças.
Limpe as caixas d’água a cada 6 meses
Uma boa administração de condomínio deve prezar pela qualidade da água, que vai ser utilizada por todos. A instalação de filtros também deve ser considerada como uma medida protetiva.
Cuidado com a dengue
Com a epidemia da doença no país, é interessante a promoção de campanhas de conscientização para que os condôminos combatam os focos de acúmulo de água tanto dentro de suas residências quanto nas áreas comuns do condomínio.
A Mônaco Administração de Condomínios está consolidada há mais de 15 anos no mercado, buscando oferecer a mais completa gama de serviços para atender de forma ágil e eficaz a todos os nossos atuais e futuros clientes. Entre em contato com a gente: (41) 3018-2878 ou [email protected].
Por: Flávia Brito – Jornalista
Data: 16/03/2017
——————————–
O planejamento e a organização são a chave para uma boa administração de despesas do condomínio
É muito mais barato que o condomínio faça uma fiscalização constante para que tudo se mantenha em ordem do que tenha que realizar reparos emergenciais. Uma boa administração de condomínio deve ficar de olho em possíveis vazamentos, na manutenção dos elevadores e cuidados com a caixa d’água por exemplo.
Os gastos podem ser muito altos, e contratar um folguista pode acabar saindo mais em conta. A Mônaco Administração de Condomínios realiza uma administração financeira com qualidade, comprometimento e funcionalismo.
Mesmo que ela provavelmente não vá substituir totalmente o uso da energia elétrica, a energia solar ajuda a economizar (e muito!) na conta de luz no final do mês.
Reaproveitar a água da chuva, substituir a mangueira pela vassoura e investir em campanhas contra o desperdício são exemplos de ações que podem ser realizadas pela administração de condomínio.
Comprar os produtos em atacadistas sai muito mais barato que nos supermercados. Além disso, a o condomínio deve armazená-los corretamente em um local que não seja muito úmido, evitando assim que eles estraguem antes de chegarem ao fim.
Realizar treinamentos semestrais é uma forma de aprimorar o serviço no condomínio. Eles saem muito mais barato do que demissões, recontratações e treinamento de novos funcionários.
O apoio à Manutenção Condominial é uma das vantagens de quem contrata a Mônaco, referência no mercado de administração de condomínios. Confira esse e muitos outros benefícios aqui: https://www.monacoadm.com.br/apoio-manutencao-condominial/
Entre em contato conosco: (41)3018-3878 ou [email protected]
Por: Flávia Brito – Jornalista
Data: 20/02/2017
——————————–
A empresa administradora de condomínios não pode mais proibir a existência de animais no condomínio segundo as leis, mas restringir a forma como eles devem ser mantidos é algo que pode e deve ser feito
O Brasil é o 4º país no ranking mundial de animais de estimação: são mais de 132 milhões de pets em casa. A luta contra os animais pela administração de condomínios já é considerada batalha perdida, então a solução é ter o controle do que pode ou não ser feito com o pet nas áreas comuns do condomínio.
Os animais dos vizinhos, principalmente os cachorros, são um dos principais focos de reclamação para as administradoras de condomínios. Para que todos possam conviver sem atritos, é necessário que haja uma boa administração de condomínio, que deve impor algumas regras.
Apesar dessas normas valerem apenas para a área comum do condomínio, é importante conscientizar os moradores que, mesmo dentro da sua casa, o cachorro não pode fazer o que bem entender. Latidos incessantes e demais barulhos causados pelo animal podem incomodar os vizinhos, mesmo quando o cachorro está dentro de casa.
Confira algumas dicas de regras para implantar na administração do seu condomínio:
Segurança
Circulação
Sossego dos vizinhos
Confira o vídeo abaixo com especialistas falando um pouco mais sobre esse assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=53jkdYNhUEA
A Mônaco é referência na administração de condomínios em Curitiba há mais de 15 anos. Gestão de recursos humanos, administração financeira e apoio a manutenção são alguns de nossos serviços. Entre em contato com a gente: (41) 3018-3878 ou [email protected]
Por: Flávia Brito – Jornalista
Data: 19/01/2017
——————————–
Vai comemorar as festas de final de ano no salão do condomínio? Então preste atenção nas dicas a seguir para que a sua celebração seja um sucesso:
ANTES DA FESTA: PLANEJAMENTO
Reserve o salão antecipadamente
Primeiro de tudo, reserve o espaço com a maior antecedência possível. Nessa época, a concorrência fica alta entre os condôminos que querem fazer festas de amigo secreto e confraternização de fim de ano.
Decoração
Estude previamente o espaço disponível e pense em uma decoração que não vá atrapalhar o deslocamento dentro do salão. Também é importante checar o que é ou não permitido segundo as regras estabelecidas pela administração de condomínio. Deve-se ter um cuidado especial com colagens na parede que possam estragar a pintura, por exemplo.
Outro ponto importante é avaliar o que o próprio condomínio disponibiliza para utilização. Louças e toalhas nem sempre precisam ser trazidas de casa.
Limpeza
Cheque se a organização após a festa será feita pelos funcionários do condomínio ou se é você que precisa cuidar de tudo.
NO DIA DA FESTA: CUIDADOS
Segurança
Para maior segurança de todos os condôminos, faça uma lista de convidados e deixe na portaria. Assim, só as pessoas autorizadas vão entrar, e o porteiro não vai precisar interfonar para você a cada convidado que chegar.
Barulho
A Lei do Silêncio nos condomínios deve ser respeitada. Geralmente, ela vale a partir das 22h em dias de semana e a partir das 23h nos finais de semana. Consulte o regulamento com a administração de condomínio do seu prédio para evitar problemas com os vizinhos.
Quanto mais organizada previamente sua festa estiver, menores as chances de ocorrer algum imprevisto para você se preocupar em cima da hora. Agora é só aproveitar a festa!
Por: Flávia Brito – Jornalista
Data: 06/12/2016
——————————–
Manter o foco das discussões é um dos itens essenciais para o bom andamento de uma reunião com os condôminos.
No dia 30 deste mês, comemora-se o Dia do Síndico. Para celebrar esta data, separamos algumas dicas para facilitar a vida dos síndicos no assunto assembleias de condomínio e ajudar ao bom andamento da administração do condomínio. Se não forem bem planejadas, elas podem se tornar verdadeira perda de tempo. De nada adianta muitas ideias levantadas quando a discussão se perde e nada fica, de fato, decidido. Essa, inclusive, é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas já deixaram de frequentar essas reuniões há tempos.
A organização das assembleias já deve começar na hora da convocação. Ela deve ser feita com, no mínimo, 15 dias de antecedência para que os condôminos possam se programar e um número considerável de pessoas participe.
Especialistas apontam que as assembleias devem ter a duração de, no máximo, uma hora e meia. Após esse tempo, as discussões se tornam cansativas e a tendência é de dispersão dos condôminos. Para que isso ocorra, a pauta deve ter apenas três itens ou menos a serem discutidos. É preferível realizar várias reuniões ao ano com menos assuntos a serem debatidos do que apenas uma reunião com mais de dez itens na pauta.
Outro ponto a ser considerado quando se trata da pauta é a sua elaboração. O síndico deve prepará-la com antecedência e cuidar para manter o foco nesses assuntos previamente elaborados e informados aos condôminos. Se algum orçamento precisar ser decidido na reunião, a previsão orçamentária deve ser encaminhada aos moradores com antecedência, juntamente com a pauta. Assim, todos conseguem chegar na assembleia com uma noção prévia do assunto, o que irá poupar tempo na reunião.
O respeito entre os moradores também é essencial para uma gestão de condomínio eficiente. Não é nenhuma novidade que muitas pessoas falando ao mesmo tempo e conversas paralelas atrapalham o andamento da assembleia.
Por: Flávia Brito – Jornalista
Data: 10/11/2016
——————————–
Com as temperaturas aumentando, o uso de ventilador, ar-condicionado e outros produtos para se refrescar também cresce. Saiba como economizar luz nessa época do ano.
01 – Limpe os buracos do chuveiro para aumentar a vazão de água e coloque a chave na posição “verão”;
02 – Escolha lâmpadas fluorescentes no lugar das incandescentes, que chegam a economizar 30% de energia;
03 – Não fique apagando e acendendo a luz o tempo todo. O maior consumo de energia das lâmpadas fluorescentes é justamente no ato de acender;
04 – Evite guardar alimentos quentes na geladeira, e não a instale perto do fogão ou de outras áreas expostas ao calor;
05 – Na hora de passar a roupa, deixe as que precisam de menos calor por último. Assim, você pode passá-las já com o ferro desligado;
06 – Retire da tomada os eletrônicos em “stand by”, que ficam com uma luz acesa mesmo quando desligados, como DVD players;
07 – Opte por produtos que tenham o selo Procel de economia de energia;
08 – Junte uma quantidade maior de roupas para lavar na máquina de uma vez só;
09 – Vai viajar? Retire as TVs e computadores da tomada.
Para uma gestão de condomínio eficaz, é essencial adotar medidas de economia de água e energia. Nós podemos ajudá-lo. Fale conosco.
Por: Flávia Brito – Jornalista
Data: 11/10/2016
——————————–
Administrar um condomínio exige dedicação e muita responsabilidade. Além de toda a gestão financeira e administrativa, é preciso cuidar também das áreas comuns dos edifícios, como os jardins.
Os jardins são importantes áreas de convívio entre os moradores do condomínio e, se bem cuidados, valorizam muito o ambiente. Já imaginou um possível comprador chegando no condomínio e a primeira coisa com a qual se depara são flores murchas e plantas mortas?
Por isso, separamos 6 dicas simples para manter o jardim do seu condomínio impecável:
Para uma gestão eficiente e completa do seu condomínio, conte conosco. Nós, da Mônaco Administração de Condomínios, podemos ajudá-lo.
Por: Flávia Brito – Jornalista
Data: 15/09/2016
——————————–
Veja abaixo algumas regras básicas de etiqueta que uma administração de condomínio eficiente deve garantir que sejam seguidas pelos moradores
• Dentro de casa
– Evite andar de salto alto dentro de casa, a não ser que ela seja toda acarpetada. Só assim o som será abafado no andar de baixo;
– Respeite os horários de silêncio estabelecidos pela administração do condomínio. Música alta, furadeira, máquina de lavar e ensaios com a banda só entre as 10h e as 22h;
– Quando o animal de estimação do seu vizinho estiver fazendo muito barulho, primeiramente, converse com o dono antes de entrar em contato com a administração de condomínio. Muitas vezes, o proprietário do cão ou gato passa o dia inteiro fora de casa e nem sabe que o animalzinho está causando transtorno;
– Quando fizer festa em casa, não é necessário convidar os vizinhos, mas é preciso respeitar o horário de silêncio, que começa às 22h;
– Evite falar ou brigar em volume alto. Os vizinhos não precisam saber os detalhes da sua vida íntima;
– Caso o seu vizinho esteja brigando e se excedendo em casa, interfone para a portaria e peça para que o síndico ou a administração do condomínio converse com ele;
– Na hora de empurrar móveis e fazer outros barulhos que podem incomodar o vizinho de baixo ou de cima, tenha bom senso: faça isso em horários razoáveis para evitar acordar o seu vizinho, por exemplo.
• No elevador
– Cachorros devem sempre circular por áreas comuns, inclusive o elevador, com coleira, focinheira e no colo do dono. Caso o seu cão tenha porte grande, espere o elevador ficar vazio para descer com o seu pet;
– Circular sem camisa, em roupas de banho ou em pijamas pelo prédio é deselegante e pode causar desconforto entre os vizinhos;
– O porteiro é um funcionário do condomínio e não particular. Não peça para que ele abandone o posto dele para fazer alguma entrega: além de errado, pode colocar em risco a segurança do prédio;
– Carrinhos de supermercados são de uso comum. Eles devem ser devolvidos no local correto para que todos possam encontrá-lo e utilizá-lo também;
– Para garantir uma administração de condomínio eficiente, garanta que os moradores subam com o carrinho de supermercados e com sacolas de compras pelo elevador de serviço. Assim, evitam desconforto no caso de visitantes que queiram utilizar o elevador social;
– No elevador, é terminantemente proibido fumar. Além disso, a Lei Antifumo, que vigora em alguns estados brasileiros, proíbe de fumar em algumas áreas comuns do prédio que tenham toldos, por exemplo;
– Elevador não é brinquedo. É preciso ensinar as crianças a não apertarem diversos botões, pois podem danificar o elevador, prejudicar o dia a dia das pessoas e até causar acidentes.
• Na piscina
– Atente para o consumo de comidas e bebidas na área da piscina. Eles devem ser consumidos fora da água para evitar contaminá-la;
– Prefira alimentos que não fazem sujeira e utilize copos e pratos de plásticos para evitar cortes e acidentes com vidro;
– Evite correr em volta da piscina, assim como dar saltos que molhem as pessoas que estão fora;
– Boa parte dos condomínios não permite levar aparelhos de som, pois se trata de um espaço comum. Verifique com a administração de condomínio;
– Alguns prédios exigem exames médicos para que condôminos e visitantes utilizem a piscina. Na dúvida, consulte o síndico ou o regulamento interno do seu prédio;
– Animais não devem ser trazidos para a área, pois podem contaminar a água e até mesmo causar acidentes.
• Na churrasqueira ou no salão de festas
– Se possível, deixe uma lista de convidados na portaria para evitar penetras e garantir a segurança;
– Toda festa precisa de música, mas dentro de um volume razoável, que não incomode os vizinhos. O som pode ficar ligado até as 22h;
– Cada espaço tem um limite de pessoas para garantir a segurança e o sucesso da festa. Cheque com a administração de condomínio qual a lotação máxima do salão ou churrasqueira antes de sair convidando os amigos;
– Após a festa, deixe o local limpo ou acerte com o condomínio uma taxa de limpeza, para que um profissional deixe o local organizado e limpo.
——————————–
Uma boa administração de condomínio garante a economia. Veja 10 dicas para diminuir o consumo e evitar o desperdício nas áreas comuns e nos apartamentos:
A cobertura reduz a evaporação em até 90%, chegando a uma economia de 378,5 litros de água por mês.
Regar as plantas com um regador ou mangueira com esguicho-revólver evita a evaporação. A economia é de 96 litros.
Se o prédio tem espaço para lavar o carro, opte por usar um líquido em spray e panos descartáveis ou de microfibra. É possível limpar o automóvel sem uma gota d’água.
Para uma administração de condomínio ainda mais eficiente, peça para o zelador ou síndico fazer inspeções periódicas para checar se há vazamentos de água no prédio: as contas do condomínio podem diminuir até 20%.
Se seu prédio é antigo, vale trocar os vasos das áreas comuns e unidades: os modelos com caixa acoplada reduzem o volume de 24 para 6 litros por descarga.
Usar a vassoura para varrer a calçada, e não a mangueira, gera uma economia de 279 litros a cada 15 minutos.
Solicite que a administração do condomínio faça uma cotação para ver quanto fica a instalação de hidrômetros individuais: sai caro por unidade, mas a longo prazo funciona: cada morador paga o que consome e isso estimula a economia.
Se houver espaço, pense na construção de reservatórios para armazenar a água das chuvas. Ela pode ser reaproveitada na limpeza das áreas comuns e nos jardins. Vale a pena sugerir para a administração do condomínio.
Incentive os moradores a economizar água através de cartazes nas áreas comuns e comunicados internos dando dicas para evitar o desperdício nos apartamentos.
Faça uma cotação para ver se a perfuração de um poço artesiano vale a pena. O custo é alto, mas o condomínio passa a ter sua própria fonte de água, garantindo abastecimento durante períodos de racionamento e uma gestão de condomínio ainda mais eficiente.
Fonte: http://especiais.g1.globo.com/economia/crise-da-agua/dicas-de-economia-para-o-condominio/
——————————–